Mostrando postagens com marcador Publicidade. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Publicidade. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 9 de julho de 2014

A Copa na Inglaterra

Claro que poderíamos falar de futebol, afinal, esse é o principal assunto dos últimos 2 meses em todo o mundo. Isso importa muito para a publicidade, claro. Faz girar dinheiro, movimenta o mercado. É pauta para muita matéria. Mas hoje vamos falar de um assunto complicado, que foi muito bem abordado nesse comercial inglês, seguindo o tema Copa do Mundo.

Uma campanha polêmica lançada pela Tender Education and Arts Organization traz um vídeo que alerta: "ninguém queria mais que a Inglaterra ganhasse do que as mulheres". O motivo é que, segundo a organização, quando o time fica fora do campeonato mundial, a violência doméstica aumenta 38%. A humilhação em campo se reflete nas mulheres que sofrem abusos.

A ideia para a campanha surgiu baseada em um estudo do Dr Stuart Kirby, criminologista e ex-policial que acompanhou os números de agressão doméstica na últimas 3 copas do mundo. Triste é saber que, mesmo quando a Inglaterra ganha um jogo, os níveis de agressão chegam a 26%. Para minimizar os surtos, a polícia se fez mais presente no período da Copa, emitindo avisos a homens e mulheres antes mesmo da abertura do evento e equipando-se de um grupo de inteligência com foco em violência doméstica.

Assista ao vídeo da campanha #StandUpWorldCup.


segunda-feira, 23 de junho de 2014

O que teve em Cannes

O Brasil, mais uma vez, brilhou em Cannes, embora a atuação tenha sido um pouco inferior à da última edição no total de leões (em 2013 foram 115 prêmios, incluindo 2 Grand Prix e o prêmio de agência do ano para a Ogilvy). Trouxe pra casa 107 leões: 1 Grand Prix de Mobile, 15 ouros, 31 pratas, 58 bronzes, 1 Creative Effectiveness e 1 Innovation Lions.

Os melhores resultados foram nas categorias Press - 2 ouros, 2 pratas e 18 bronzes, Mobile - 1 GP, 3 ouros, 3 pratas e 5 bronzes, Cyber- 6 pratas e 5 bronzes, e Media- 1 ouro, 5 pratas e 3 bronzes. As únicas das 17 competições em que o Brasil não esteve representado foi Titanium & Integrated, Film Craft e Product Design.

Das 17 agências premiadas na França, a que mais se destacou foi a FCB Brasil, que, além do GP de Mobile para o "Anúncio Protetor", criado para Nivea, ficou com 5 ouros, 5 pratas e 6 bronzes.

O anúncio foi veiculado para assinantes da Veja Rio. A ideia era que parte da peça se transformava em uma pulseira, que ao ser sincronizada com o app Nivea Protege, podia monitorar, através do celular, a distância que a criança está dos pais. Era possível até determinar o afastamento máximo permitido. O objetivo do anúncio foi oferecer benefícios que vão além do cuidado com a pele, ação totalmente alinhada ao posicionamento da marca, que ajuda pais e filhos a aproveitar o sol da melhor maneira, com comodidade e segurança.




A 2ª colocação é da Leo Burnett Tailor Made, com 2 ouros, 7 pratas e 8 bronzes. Os principais cases premiados foram "Meu sangue é Rubro Negro" e o polêmico viral "Enterro do Bentley".





A Ogilvy, que ganhou como agência do ano em 2013, trouxe 2 ouros, 5 pratas e 7 bronzes. Também é a responsável pelo primeiro Creative Effectiveness do Brasil para o maravilhoso "Retratos da real beleza", de Dove.



Também vale destacar os GPs conquistados em Cannes. Não são brasileiros, mas o mundo está cheio de bons criativos, definitivamente.

“Sweetie”: Grand Prix for GoodCriaçao da Lemz para Terre des Homes



“Epic Split”: Cyber Grand Prix e Film Grand PrixCriaçao da Forsman & Bodenfors para Volvo




“Sound of Honda – Ayrton Senna 1989″: Titanium Grand PrixCriaçao da Dentsu para Honda



“The Scarecrow”: PR, Cyber Grand PrixCriaçao da CAA Marketing para Chipotle



“Sorry, I Spent it on Myself”: Promo/Activation, Press, Integrated, Film Grand PrixCriaçao da Adam & Eve DDB para Harvey Nichols



“Magic of Flying”: Direct Grand PrixCriaçao da OgilvyOne para British Airways



“Guilt Trips”: Creative Effectiveness Grand PrixCriaçao da McCann de Melbourne para V/Line



“Sochi 3D Selfies”: Innovation Grand PrixCriaçao de Asif Khan para MegaFon



“24 Hours of Happy”: Cyber Grand Prix
Criaçao da Iconoclast para Pharrell Williams




“Plastic Fashion”: Product Design Grand PrixCriaçao da FHV BBDO para Pharrell Williams



“Give Me Strength”: Radio Grand Prix
Criaçao da Ogilvy de Johannesburgo para Lucozade



“Bergen International Festival Rebranding”: Design Grand Prix
Criaçao da Anti Bergen para o Bergen International Festival



“GayTMs”: Outdoor Grand PrixCriaçao da Whybin/TBWA para ANZ Bank



“Happy ID”: Media Grand PrixCriaçao da McCann de Lima para Coca-Cola





sexta-feira, 13 de junho de 2014

Cannes Preview

Mesmo sendo semana de abertura da Copa do Mundo não podíamos deixar de lembrar que faltam 2 dias para o Festival de Cannes. Hoje vamos apresentar os brasileiros favoritos a trazer um leão pra casa.

É importante dizer que eles são favoritos porque foram escolhidos através de votação no último dia 9, no Teatro Faap, em evento promovido pela PS Carneiro e pelo Estadão, onde as peças foram divididas em 3 categorias: Rádio, Inovação e Filme.

Você vai ver agora os 5 cases mais votados na categoria Filme.


Dia - Britadeira - Z+


Lenhador- Posto Ipiranga - Talent

Foto: Veja o 'Homem Sem Timing', anúncio mais votado do Cannes Preview 2014: http://bit.ly/1l2zh1b.

Criação é da Agência Talent para as lojas am/pm do Posto Ipiranga.




Tilibra- Salário - Talent e O2



Hospital de Câncer de Barretos - WMcCann 


Anador- Borghi/ Lowe




E agora, na categoria Inovação.

Os últimos desejos da Kombi - Almap BBDO


Discovery - Salle Chemistri



Tramontina - JWT


Hospital Amaral Carvalho- DM9 Rio


National Geographic- Diomedia



E você, já tem seus favoritos?

quinta-feira, 5 de junho de 2014

The Game Before The Game

A Beats, famosa marca de fones de ouvido, lançou o que arrisco dizer ser o melhor comercial dessa Copa do Mundo de Futebol, "The Game Before The Game". Já reproduzimos outros comerciais aqui mas esse conseguiu mesmo superar todos os outros. E nem fala diretamente do jogo, mas da preparação, dos rituais, das crenças antes de começar a partida.

Recentemente a Beats, que tem como um dos sócios o rapper Dr Dre, foi comprada pela Apple, então, já no começo do video, a estrela principal, Neymar Jr aparece com um Iphone na mão, falando com seu pai e empresário, que dá mais que recomendações ao jogador, mas pede pra ele jogar com a alma, pra correr como se fosse o último dia da sua vida, tocando fundo na emoção quando Neymarzinho usa o fone para entrar no clima. Assim que a música "Jungle" começa, é o momento que extrapola o universo Neymar e Barsil para mostrar o mundo.

O filme intercala outras imagens de anônimos com as cenas de Neymar e outras celebridades, como Nick Minaj e Lil Wayne, além de atletas estrangeiros como Cesc Fàbregas, Serena Williams, LeBron James e o ex-zagueiro Rio Ferdinand se preparando, protagonizando o "jogo antes do jogo". Torcedores acendem velas, rezam, fazem sexo, arrumam a antena, jogam "bafo", pintam o rosto, tatuam títulos entre tantos outros ritos.



O Advertising Age já classificou o comercial como épico e já atestamos que, com essa categoria, anúncios de grandes marcas esportivas, como Adidas e Nike, acabaram saindo por baixo. Vale informar que a direção ficou a cargo de Nabil Elderkin, famoso diretor de clipes musicais. A versão impressa segue a mesma linha e monta pôsteres como se a campanha fosse um filme.







quinta-feira, 22 de maio de 2014

Time se rende

A revista TIME vai quebrar um tabu de anos e ir contra as diretrizes editoriais da publicação para tentar alavancar uma receita extra dos anunciantes: agora a publicação vai comercializar um novo formato publicitário, na capa.
Para evitar muito comprometimento, o anúncio é bem discreto, quem olha rapidamente pode nem perceber. Trata-se de um retângulo acinzentado logo abaixo do adesivo que traz as informações do assinante ou o código de barras, que remete o leitor para um anúncio de mais destaque nas internas. 

Mas, por mais discreto que seja, vai contra as regras de conduta sugeridas pela Sociedade Americana de Editores de Revista, que, como a Abril, acredita que manter a capa isenta de propaganda ajuda a proteger a independência editorial das publicações.
“A propaganda de capa tem o seu custo, e é obrigatório que o anunciante tenha um anúncio de página inteira ou uma página de conteúdo nativo naquela edição. Além disso, essa opção é oferecida apenas aos nossos maiores anunciantes, não está disponível para qualquer um”, esclareceu Norman Pearlstine, diretor de conteúdo da Time Inc.
Será o início de uma nova era?

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Nova Campanha Veja

Criada pela AlmapBBDO, a nova campanha da revista Veja, lançada no último dia 10, mostra ao leitor que, concordando ou discordando, é impossível ficar indiferente. A assinatura da campanha endossa a ideia provocadora: "VEJA. Para não ficar indiferente".

Você já pode ouvir e ver por aí as seguintes peças: 

Spot


Anúncios impressos e digitais





Display mídia e Elemídia




Filme



Através de animação, a campanha mostra que tudo aquilo que intriga alguém, faz "Coçar a cabeça". É a chamada para você pensar, questionar, não se alienar nem ficar indiferente.
Na sustentação, esse discurso ganhará o reforço de imagens de temas polêmicos que ilustraram as capas de Veja ao longo dos anos e provocaram discussões e questionamentos de opinião entre seus 12 milhões de leitores. 

sexta-feira, 2 de maio de 2014

#Somostodosmacacos?

A gente não podia deixar de falar sobre a polêmica que vem se dissipando pelas redes sociais, televisão, jornais, rádios e especialmente na boca de todos, a campanha #somostodosmacacos, que teve início em um jogo de futebol na Espanha, onde Daniel Alves, um dos representantes brasileiros do Barça, comeu uma banana que jogaram em campo antes de cobrar um escanteio. O texto é meio longo, mas vale ser lido.


Neymar, seu companheiro de clube, que não estava jogando, imediatamente publicou uma foto sua com uma banana e a conhecida hashtag que já mencionamos acima. Claro que o negócio popularizou rapidamente, várias celebridades aderiram ao apelo contra o racismo e logo anônimos também começaram a se manifestar.


Acontece que tudo isso foi uma ação brilhante orquestrada por uma agência de publicidade, a Loducca, revelada pelo Meio & Mensagem. Semanas atrás, incomodados com o fato de Neymar estar sofrendo preconceito, assim como outros jogadores negros (não só na Espanha, mas no Brasil e em outros países), o jogador e seu pai procuraram a agência pedindo ajuda. Tudo estava programado, mas quem seria o centro da ação era o próprio Neymar.


Luciano Huck aproveitou o momento para lançar em seu site, uma camiseta da Reserva Huck, sua marca, com uma banana e a hashtag por R$ 69,90. Começaram então as revoltas, e logo a crítica recaiu: se tem agência por trás a iniciativa não é válida. Tudo foi combinado. A Loducca só queria aparecer...
Mas será que ter uma agência como "mente pensante" por trás do movimento invalida o propósito, que é lutra contra o preconceito?

Abaixo, um esclarecimento da própria agência Loducca sobre os fatos decorridos do #somostodosmacacos

Como toda manifestação, o #somostodosmacacos - mesmo atingindo dimensão mundial e provocando uma discussão honesta sobre um tema, infelizmente, mais atual do que gostaríamos - gerou algumas dúvidas sobre ele mesmo, sobre a forma e também sobre a participação de uma empresa de comunicação nele, nós.
Por isso, estamos nos manifestando oficialmente sobre cada um dos principais temas levantados, alguns bastante pertinentes, outros, nem tanto ao nosso ver.
Felizmente a maioria compreendeu a importância e soube ver a maneira irônica e icônica (banana) que foi usada e, por isso mesmo, fez sucesso tão rápida e espontaneamente.

COMO NASCEU O #somostodosmacacos. FATOS.
Segundo o Daniel Alves em entrevista para a revista Placar após o incidente no jogo de 29/3, no jogo contra o Espanyol, onde alguns “torcedores” jogaram bananas no campo para os jogadores brasileiros do Barcelona, mas que tanto o Neymar Jr. quanto o Daniel Alves, não viram na hora só tendo conhecimento do que aconteceu, mais tarde, pela imprensa.
Quando souberam, ainda segundo Daniel Alves, Neymar teria comentado em tom de brincadeira que, “se tivesse visto a banana, teria comido”.
Na volta para Barcelona, depois da derrota para o Granada, torcedores imitaram macacos quando Neymar Jr. estava chegando ao Camp Nou. Nesse momento, Neymar Jr., sabendo da responsabilidade mundial que tem, quis se manifestar contra o racismo e nos pediu, junto com Sr. Neymar e Eduardo Musa, que pensássemos em algo que pudesse ser feito nas redes sociais.
Por que nós? Há anos a Loducca orienta parte das ações de comunicação do Neymar Jr., do Instituto Neymar Jr., etc. O natural seria conversar conosco.
Nos pareceu (e ainda nos parece) que fazer algo bem-humorado, irônico e que ridicularizasse as atitudes racistas teria maior capacidade de levantar a discussão, seria mais eficiente em tocar o coração das pessoas do que algo que reclamasse, chorasse ou ficasse tentando reforçar um papel de vítima (caminhos que já foram seguidos em momentos diferentes, têm seus méritos, mas que não tiveram a mesma repercussão). Ainda mais para uma pessoa com a personalidade alegre, brilhante e divertida como a do Neymar Jr. Tinha que ser algo como ele.
O que fizemos? Criamos a hashtag “somos todos macacos” e a ideia de “mandar uma banana” para todos os racistas através de uma foto do Neymar comendo uma banana. E também um vídeo onde explicamos a manifestação do Neymar Jr.
Então aconteceu de jogarem a banana para o Daniel Alves no jogo do Barcelona contra o Villareal, dia 27/4 , que imediatamente “ traçou a banana”.
Poucos devem duvidar que era o momento correto para iniciarmos o movimento que o Neymar Jr. queria, independentemente de ter acontecido com ele ou com o Daniel Alves.
Imediatamente Neymar Jr., que estava com seu filho naquele momento, bateu a foto (a que ficou conhecida mundialmente) e postou no twitter. Logo após o vídeo.
Qual seria o erro do Neymar Jr. fazer uma manifestação pública pensada e de maneira profissional? Ainda não conseguimos descobrir.
Saber colocar um pensamento, uma ideia, no momento mais adequado e propício para que ele tenha um impacto maior e melhor é oportunismo? Desde quando?

"#somostodosmacacos É RACISTA"
Colocado como foi, ironicamente, na situação (logo após a maravilhosa atitude do Daniel Alves), a hashtag, mais a imagem de Neymar com seu filho, não chama os negros de macacos, mas LEMBRA OU ALERTA AOS BRANCOS que somos todos iguais, vindos “do mesmo macaco”.
Este é um fato científico provado e comprovado (salvo alguns fanáticos que ainda questionam Darwin), não uma opinião.
Achamos que isso fica bastante claro no post do Neymar Jr. com o seu filho e no vídeo que fizemos para esclarecer as motivações e intenções do movimento.
Achamos 100% válido quem questiona se a hashtag do movimento é a melhor ou não para alertar as pessoas contra o racismo (alguns acham que deveria ser #somostodoshumanos).

Respeitamos e estamos abertos a discutir, ouvir e aprender.
Mas nos parece desinformação, má-fé ou algo pior quando alguns querem tentar dizer que estamos chamando exclusivamente os negros de macacos: somos todos macacos!

"SE TEM AGÊNCIA DE PROPAGANDA, NÃO DEVE SER COISA BOA, NÃO VALE"
O que é isso além de puro preconceito?
O que é isso além de “atirar” bananas nos profissionais de comunicação, em sua esmagadora maioria são sérios, engajados pessoal ou profissionalmente em causas importantes?
Engenheiros, médicos, jornalistas, TODOS podem querer usar seu expertise por um mundo melhor, menos os publicitários?! Faz sentido isso?

"A AGÊNCIA SE APROVEITOU PARA APARECER OU, AO CONTRÁRIO, ESTAVA ESCONDENDO QUE TINHA PARTICIPAÇÃO"
A agência não tinha nenhuma intenção de assumir a paternidade da ação, já que a causa era e é infinitamente maior do que isso.
E também não tivemos nenhuma restrição em assumir nossa participação quando o repórter do Meio & Mensagem nos procurou dizendo que tinha informações de que nós havíamos participado.
Não havia do que se aproveitar, nem a esconder.

SOBRE AS CAMISETAS
Temos total desconhecimento sobre como e por que as camisetas foram criadas e postas à venda no site da loja da “Use Huck”, parceria da grife Reserva com Luciano Huck.
Não partiu da agência e não temos como esclarecer este assunto.

E você, pensa o que a respeito do movimento? É contra ou a favor? Acha que deveria se chamar #somostodosmanipulados? Ou também entrou na onda e postou uma foto comendo uma banana?
Mas é interessante ver o poder de uma ideia, especialmente se bem orquestrada, como foi essa. Vale a reflexão.

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Direção certa- Mês de prevenção a acidentes de trânsito

É fato que dirigir falando ao celular é um risco e tanto, mas dirigir teclando mensagens e whatsapp... é problema certo. A síndrome de super-heroi também é algo muito comum: as pessoas aceleram no volante porque acreditam que com elas, nada pode acontecer.
Hoje existe todo tipo de campanha de conscientização, e a Honda entrou na onda com uma propaganda super emocionante que fala das pessoas que tem o hábito de dirigir e enviar mensagens ao mesmo tempo, participando do National Distracted Driving Awareness Month- o mês de prevenção a acidentes de trânsito, o #thumbsUp Dn't Txt & Dry, com filme criado pela RPA.

A National Highway Traffic Safety Adminitration também lançou um vídeo mais chocante, mostrando todos os detalhes de um acidente em câmera lenta.


E a Go For Zero também fez o seu vídeo, que mostra pessoas em um funeral, o que elas não sabem é que é o seu próprio funeral. Vale o play.

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Copa do Mundo- os melhores vídeos

Em meio às ondas de protestos espalhadas pelo país, incontáveis vídeos de brasileiros que moram no exterior em campanha para boicotar a Copa do Mundo, zilhões de reais investidos em estádios que perderão função depois dos jogos,  hoteis e pousadas a preços abusivos, aeroportos caóticos, ingressos que brasileiro não consegue comprar mas gringo compra aos quilos no site da Fifa e tantos outros "pormenores" que saltam aos olhos do mundo com esse evento maior que o bolso do Brasil, muita coisa boa acontece na publicidade.

É nesse momento que os grandes players investem a maior parte do seu budget de 2014 e as agências ganham mais liberdade para ousar, afinal, com tanto anunciante, é preciso fazer coisas diferentes para ter destaque.

Nike Futebol: Ouse ser Brasileiro




ESPN




TAM- Catimba


Cristal- Chile






TYC Sports- Argentina




Puma- Uruguai



Coca-Cola- Musical




Gillette- Tapas e Beijos




E para finalizar, não é publicidade mas faz parte da vida de muitos apaixonados por animação. Simpsons no Brasil, para a Copa do Mundo. O Vídeo tem 110MB, então pode demorar um pouco para baixar, mas taí o episódio completo: You don't have to live like a referee.









sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Sapecando?

O novo comercial da H2OH! está dando o que falar. Mas dando o que falar porque ninguém entendeu o que eles estão querendo comunicar. Para tentar usar uma linguagem que pudesse aproximar o público da marca, a PepsiCo acabou causando um desencontro.




No comercial, a mulher diz ao marido que está "sapecando" aquela amiga de trabalho que ele vive paquerando. A questão é: o que é sapecar?

Para muitas pessoas, sapecar é "fazer algo nas coxas", "malemá", às pressas. Para outras, sapecar é dar uns tabefes. Mas o que eles quiseram dizer é que a esposa, igual ao marido, equivale-se dos mesmos direitos (como traição, por exemplo), e "está pegando" a "mina" que o cara tanto gostaria. Abordagem da liberdade sexual pra traduzir ousadia e personalidade, características da marca.

O Facebook da H2OH! expõe bem essa situação estranha que se formou, muitos consumidores estão questionando a nova campanha, alegando que não entenderam o que é "sapecar".
Clique aqui para ver como a H2OH! explica.

Foto: Vai ver você até já SAPECOU e não sabia. Saiba mais sobre essa nova tendência do Verão aqui! #tosapecando #chegouLimoneto

E aí o diretor de marketing da PepsiCo, Tiago Pinto, também se apressou a esclarecer:

 “Nos últimos tempos o público tem se habituado a ver retratados em filmes, novelas e nas redes sociais novas situações e contextos sociais que ele já presenciava em seu dia a dia. Nesta nova campanha, sentimos que H2OH! também precisava acompanhar esse movimento e por isso, optamos por trazer para o filme uma cena que traduz a ousadia, a autenticidade e modernidade da marca, características que já são reconhecidas pelo consumidor de H2OH!(...) Prova da necessidade dessa mudança, é que em recente pesquisa realizada pelo Data Folha em parceria com o Instituto Patrícia Galvão, 56% das mulheres entrevistadas relataram que as peças publicitárias não mostram a mulher da vida real" 

Mas as manifestações são muito bem fundamentadas!


Então eu nao sou mulher da vida real, pq p/ estar em pé de igualdade com meu marido, nao preciso trai-lo 

nem virar lesbica...





Se tem que explicar é porque não tem graça nenhuma, troféu comercial besta 2014

Sapecou? Que palavra mais ridicula pra uma propaganda.





Tem um monte de gente falando que não entendeu o comercial. Cara, todo mundo entendeu. Sério. Só não 

estão querendo acreditar no quão ridículo foi.




A ideia foi exatamente essa que todo mundo entendeu de primeira, mas é tão sem noção e escroto que 

as pessoas pensam: "não é possível que seja isso, deve ter sido uma piada elaborada demais pra eu 

entender." Não, não foi. Foi estranho.

A mulher é lésbica? Ok, nada contra. 


A mulher casada com o cara é lésbica? Cada um com os seus problemas.


A mulher é lésbica, conta isso pro marido dizendo que está pegando outra, quem está pegando, que é uma 

mulher que ela sabe que o cara ta afim (o cara q é casado com ela e admite naturalmente). Que porra é essa?


O VT aproveita também o gancho de outro comercial lançado recentemente, da Fibz, Brasil Kirin, que tira o foco de um assunto através do refrigerante no conceito "zero culpa, máximo de sabor". 




No da H2OH!, o "grand finale" garante um sonoro "Delícia". Pulo do gato: ela refere-se à boa e à má notícia usando uma só expressão.

E você, curtiu o novo comercial da H2OH! ou achou de gosto duvidoso? comente aqui no blog, queremos saber sua opinião.