quinta-feira, 10 de julho de 2014

A mídia e o vexame do 7x1

Depois do 7x1 para a Alemanha, o Brasil foi alvo de chacota pelos brasileiros, argentinos... e claro, pelo mundo todo.

Exemplos bons são essas capas de jornais, que ilustram como a mídia viu o vexame.

Capa do "Clarín", de Buenos Aires, Argentina
Clarín- Buenos Aires- Brasil humilhado
Capa do "20 Minutes", de Paris, França
20 Minutes- Paris- Crucificados

Capa do "La Razón de México", da Cidade do México
La Razón de Mexico- Brasil vive seu 11 de setembro
Capa do "El Espectador", de Bogotá, na Colômbia
El Espectador- Bogotá- Golpe de Estado
Capa do "The New York Times", de Nova York, EUA
The New York Times- Gol, gol, gol, gol, gol, gol, gol: um dia sombrio para o Brasil

Capa do "Las Ultimas Notícias", de Santiago, Chile
Las Ultimas Noticias- Santiago- Jogo Ruinzinho

Capa do "Jamaica Observer", de Kingston, Jamaica
Jamaica Observer- Massacre!
E a mídia brasileira também foi vergonhosa. Os comerciais da maioria dos patrocinadores simplesmente sumiu da TV, só a Sadia manteve seu apoio (na vitória e na derrota), mas teve que deixar de lado a campanha #jogapramim, já que o apelo foi água abaixo.

"A primeira bandeira na janela. O primeiro muro pintado. A primeira camisa da sorte. A primeira virada épica. O primeiro gol inesquecível. A primeira comemoração na rua. Valeu a pena torcer. E se não deu para papar mais um título agora, nossa torcidinha tem tempo pela frente para ver o sexto, o sétimo, o oitavo... Quem tem alma de criança nunca perde por esperar. Seleção, #tamojuntinho".

Anúncio e comercial criados pela F/Nazca S&S para Sadia: voz única de apoio à seleção

Os outros 13 patrocinadores, pelo visto, não haviam previsto uma derrota. Ninguém entrou com nenhuma veiculação, preferindo usar seus espaços de cotistas para campanhas não relacionadas à Copa do Mundo. Os twitters e fan pages também não tiveram posts.

O Itaú postou uma mensagem de incentivo, mas não diretamente à seleção, às 14h da quarta-feira: "A dor é grande, mas o orgulho de ser brasileiro é maior. Estamos juntos, Brasil". E ainda teve marca que simplesmente excluiu garotos propaganda - como o Fred.

E por outro lado, marcas não patrocinadoras usaram a criatividade para manifestar o apoio ao futebol e ao povo brasileiro.





Mas vale falar que a zoeira nunca acaba quando se trata de internet. Uma avalanche de memes invadiu os perfis dos usuários brasileiros, seus whatsapps e emails. Uma melhor que a outra. Obrigada, internet.

Foto: Está explicado - http://bit.ly/VW6MJU
Tá explicado!












Foto


E sábado ainda tem Holanda pela frente. Salve-se quem puder!

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