sexta-feira, 3 de agosto de 2012

O internauta brasileiro- Quem é e o quais são seus hábitos


O Brasil já é o 7º maior mercado de internet do planeta. Ao todo, são 46,3 milhões de brasileiros acessando a web de casa ou do trabalho – 16% a mais que no ano anterior. por isso, a IAB Brasil desenvolveu um estudo que revelou quem são os internautas brasileiros e seu envolvimento com a rede, considerando seus hábitos, percepções e atitudes em relação à publicidade online. hábitos de consumo pela internet.

A pesquisa foi realizada com mais de 2.075 usuários de internet com uma margem de erro de 2,15 pontos percentuais, para mais ou para menos. A descoberta é que em geral, a audiência online do país considera a publicidade digital como criativa, rica em conteúdo, crível e pouco incômoda, ou seja, o consumidor online é bastante aberto e receptivo a ela.

Entre as mídias que trazem os anúncios mais informativos, a internet aparece com 48%, enquanto TV fica com 22%, jornal e revistas 20% e rádio, 10%. 

Já entre os anúncios que menos incomodam, 36% deles está na internet, 16% na TV, 26% em jornal e revistas e 22% no rádio.

Quando a questão é criatividade, os anúncios que mais se destacam estão... adivinha onde? na internet, oras. 49% figuram como digitais, 38% estão nas telinhas de TV, 6% em jornais e revistas e 7% nos rádios. Ô criativos, vamos usar mais a cachola para as outras mídias também!!!

Também é importante ser verossímel. Os internautas crêem que a internet representa 37% dos anúncios mais críveis, a TV, 27%, jornais e revistas, 20% e rádio, 16%.

Eu, você e todos os internautas brasileiros passam bastante tempo navegando na rede ao longo do dia. Sabe qual é o comportamento midiático na parte da manhã?
69% acessam a internet enquanto 33% assitem à TV e só 14% enfrentam um jornal. 
E a noite, a internet lidera com 78% de navegadores ativos, enquanto 46% assistem à TV, 19% ouvem rádio e 9% ficam com jornal ou revista.

No resto do dia a internet continua soberana: 73% dos internautas entram na net, 33% assistem à televisão, 27% ouvem rádio e 11% lêem um jornal ou revista.


Vamos conferir outros dados reveladores que a pesquisa trouxe sobre os hábitos desse internauta e que podem ser muito úteis no desenvolvimento da sua campanha:


Atitudes em relação à publicidade na internet 
• 57% dos internautas brasileiros afirmam que a publicidade na internet os motiva a comprar produtos anunciados
• Cerca de 56% deles afirmam que anúncios postados na internet os motivam a visitar lojas virtuais
• 60% dos internautas pesquisados afirmam que a publicidade on-line incita a obter mais informações sobre uma marca ou produto anunciado
• 60% afirmam que a internet é o meio mais fácil e conveniente para se fazer compras
• 55% afirmam que não veem nenhum problema em usar cartões de crédito ou qualquer outra modalidade de pagamento on-line
• 57% afirmam que não os incomoda clicar em um anúncio para obter mais informações sobre um produto

Consumo e importância da internet 
• 42% dos internautas passam pelo menos duas horas por dia navegando na internet, enquanto apenas 25% passam o mesmo tempo assistindo à TV
• 82% dos internautas brasileiros afirmam que a internet é muito importante para eles, contra apenas 50% para os quais a TV é importante
• 85% das mulheres internautas afirmam que a internet é muito importante para elas, contra 79% dos internautas que afirmam o mesmo
• 79% dos internautas brasileiros entram na internet várias vezes por dia, contra 56% que assistem à TV mais de uma vez por dia

Como os brasileiros acessam a internet
• 77% dos internautas brasileiros conectam-se à internet a partir de seus lares
• 59% dos internautas brasileiros usam laptop ou notebook
• 40% dos internautas brasileiros usam smartphone
• 15% usam Ipad
• 16% usam uma marca de tablet diferente do iPad
• 12% usam um console de videogame
• 10% usam outro tipo de dispositivo móvel, como um iPod

Na verdade, 56% dos brasileiros de 15 a 44 anos usa mais de 3 maneiras de acessar a internet, mais uma prova de que a tecnologia presente é nossa aliada para impactar mais vezes e de formas diferentes, os consumidores certos.
Hora de rever o plano de mídia e considerar a internet como a ferramenta que pode gerar mais negócios.
Confira o estudo completo clicando nesse link.

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