Aconteceu no último dia 16, no Terraço Abril, o Conte com Elas, evento que
reuniu empresários e executivos do mercado publicitário para levantar a discussão sobre as mudanças do perfil feminino na
sociedade e apresentar um compilado de dados e informações sobre o tema.
O Dr. Roberto Civita foi quem abriu o evento, falando sobre a importância e relevência da mulher no mercado de trabalho e como isso contribui para o crescimento do país, depois, quem assumiu o microfone foi a diretora superintendente do Núcleo Feminino da Abril, Brenda Fucuta. Ela falou sobre o poder da mulher na sociedade atual e como elas controlam grande parte do mundo, da economia doméstica à empresarial, tomam o controle remoto e as decisões de compra. Anunciantes, mídias, agências, veículos, todos devem estar preparardos para essa nova tomada de poder, para essa transformação.
Depois, Brenda falou um pouco mais, confira abaixo, os melhores trechos da entrevista que ela concedeu à AdNews:
Como é o impacto de posicionamento da mudança da mulher na publicidade?
Brenda Fucuta – A mulher é o mercado emergente mais
importante do mundo, no Brasil mais ainda, pois somos campeões no
consumo de vários produtos, entre eles perfumes, desodorantes, produtos
para cabelo, entre outros. No caso particular do Brasil, ela tem uma
trajetória de grandes conquistas. Portanto, oferecer conteúdo para essa
mulher é muito desafiador e muito rico para nós.
Existe um debate público sobre o teor machista da
publicidade. Você concorda com isso e acha que a abordagem deve mudar
nos próximos anos?
Brenda Fucuta – Quando as empresas percebem o poder de
consumo de determinadas categorias populacionais as histórias mudam.
Isso aconteceu com a classe C, que virou uma potência como consumo e
passou a exigir mais atenção e até mesmo a reformulação de produtos. Com
a mulher, acho que também começou a ser assim, mas temos ainda um
caminho a trilhar nesse sentido. As empresas estão começando a entender
que as mulheres são grandes compradores de produtos, não somente de
beleza. Sem falar em sua importância como influenciadoras na compra de
absolutamente tudo, desde o carro até a educação dos filhos. E esse
caminho de amadurecimento será muito natural.
Adnews – Você acha que as mídias e a publicidade de maneira
geral batem muito nessa tecla de “novela e receita para mulher” e
“futebol e carros para homens”?
Brenda Fucuta – Isso tem mudado. É só vermos os
conteúdos de nossas publicações. Temos inclusive reflexões a respeito da
carreira das mulheres e como equilibrar vida profissional e vida
pessoal. Acho que essas coisas já mudaram muito e tendem a se
transformar ainda mais.
Adnews – Como a Editora Abril se posiciona como mídia para entender o comportamento da mulher moderna?
Brenda Fucuta – A Abril conta com o Núcleo Feminino,
que tem 20 publicações, entre elas Claudia e Nova, que juntas somam 54%
de mercado no segmento e três grandes portais voltados para a mulher, um
deles é o M de Mulher, o maior do País, e que já acumula 22 milhões de
visitas únicas por mês. Além disso, realizamos inúmeros eventos e
iniciativas. Temos também um núcleo de pesquisas de comportamento
feminino chamado Habla. O Habla deu origem ao projeto Conte com Elas,
que traz o Fórum Mulher, um evento que vai contar com debates sobre o
futuro da mulher no mercado de trabalho e terá todo apoio editorial,
além da abertura para patrocínios.
Adnews – Você pode fazer um balanço de como estão as publicações da Editora Abril voltadas para esse universo feminino?
Brenda Fucuta – Elas estão muito bem. A
nossa missão é fazer conteúdo de qualidade para mulheres, principalmente
das classes A, B e C. E estamos tentando atender essas mulheres com
mais publicações segmentadas. Então, toda vez que percebemos uma mudança
no comportamento feminino, não somente mudamos as nossas publicações
como lançamos outras. É o caso, por exemplo, da Revista Lola, que nasceu
para a mulher executiva, e que já conquistou muita coisa na carreira. E
as revistas continuam cumprindo o seu papel de atender a mulher e criar
conteúdos de seu interesse.
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