quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Mudanças no Marplan

O Marplan mudou para avaliar com mais eficácia o nosso consumidor. Uma nova geração da pesquisa Ipsos, chamada EGM Next Gen, traz um questionário formulado a partir de estudos científicos e comportamentais que tem como base as pesquisas midiáticas feitas com os respondentes e uma mudança em todos os processos operacionais de campo e controle de qualidade.

As perguntas que definem o consumo dos meios de comunicação foram transferidas para o início do questionário e a partir do banco do 1º trimestre, o consumo das mídias impressas passou a ser mensurado através da pergunta: Leu algum título de revista nos últimos 30 dias e nos últimos 12 meses? E para jornal, Leu algum título nos últimos 7 dias e nos últimos 3 meses?

E as notícias não podiam ser melhores: a penetração do meio revista aumentou de 37,7% para 45,9%.
Boa notícia! Uma mudança na metodologia e nos processos operacionais da pesquisa do Marplan refletiu em resultados excelentes para o meio revista: a penetração do meio aumentou de 37,7% para 45,9%! Os brasileiros das classes A, B e C que vivem nas 9 principais regiões metropolitanas do Brasil estão consumindo mais revistas. 
O aumento mais significativo foi na classe AB, que saltou de 50,3% para 62,6%. Já a classe C cresceu de 31,5% para 38,2%.
Entre as cidades, o Rio de Janeiro (50,6%) teve o maior índice de leitores do meio, seguido por São Paulo (50%) e Curitiba (46,5%).



“Foi muito bom realizar este trabalho junto ao Marplan e ver que todos os esforços metodológicos e operacionais que discutimos ao longo de um ano surtiram um efeito tão positivo. Tudo serviu para mostrar que, por melhor que seja um trabalho, podemos sempre fazê-lo melhor e temos que estar em constante atualização do que fazemos. Os estudos Marplan fazem 50 anos e esta nova realidade mostra que ao atualizar o que sempre foi bom e guiou as ações do mercado vai fazer com que ele possa continuar guiando”, contou Andrea Costa, gerente da Área de Pesquisa e Inteligência de Mercado.

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