segunda-feira, 26 de maio de 2014

Revistas buscam novas oportunidades

No último dia 22 a Aner (Associação Nacional de Editores de Revistas) realizou o Workshop Mercado Leitor, em São Paulo. Entre os principais objetivos do evento estavam mostrar a força do meio revista e buscar novas oportunidades de negócio.
Frederic Kachar, presidente da entidade e diretor-geral da Editora Globo falou sobre o primeiro Factbook lançado no mercado brasileiro de revistas para comprovar a importância e relevância e eficácia da revista: em 164 páginas divididas em 7 capítulo, o conteúdo da publicação aborda o comportamento e o perfil do leitor brasileiro, mostrando que eles são grandes infuenciadores e que consomem acima da média; fala dos porquês o meio é tão importante para anunciantes, seja na construção ou renovação da marca ou na decisão de compra.
Frederic Kachar
Segundo o Factbook, as revistas tem hoje quase 100 milhões de leitores, 55% mulheres. Nas classes B e C, a penetração do meio é de 47%, muito superior aos demais meios pagos. Vale ressaltar que a classe média está lendo muito mais, e com o Vale-Cultura, esse índice ainda deve subir.



Kachar destacou os principais desafios da Aner para este ano: o mercado anunciante deixou de incluir, com a mesma constância, as revistas nos planos de mídia; e o outro foco é o mercado leitor, que sofreu uma queda, especialmente no canal bancas. Outro assunto debatido foi a liberdade de expressão, que também é uma preocupação não só da Aner, mas de toda a mídia brasileira, incluindo a internet.
Ele ainda expôs toda a mudança do mundo e do mercado consumidor com as novas tecnologias e preferências, e lembrou sobre a responsabilidade que todo o mercado tem de expandir suas marcas para o máximo de meios possível. “Precisamos pensar em novos negócios além do digital. A ideia é trazer mais audiência e não pensar apenas na venda de revista – que também pode melhorar, claro”.
Bruno Tortorello, diretor-superintendente da Dinap, também esteve no evento e analisa: “O mercado está menor e continua caindo, mas está cheio de oportunidades. A ideia é investir em novas estratégias, fortalecimento das marcas, conteúdo, formato, preço e trade marketing integrado”.

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