quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Publicidade na ponte dos suicidas

A Coreia do Sul é o país que apresenta maior taxa de suicídio da OCDE e o local preferido das pessoas que querem se matar é a ponte Mapo, em Seul. De lá, 108 suicidas se jogaram nos últimos cinco anos.
Trecho de vídeo que registra ação publicitária da Samsung na Coreia do Sul
Esse dado estatística é extremamente chocante e profundamente triste. Dá vontade de se mobilizar a favor da vida, não dá? Foi exatamente o que a Samsung fez. Ela transformou em "Ponte da vida" o local mais mortal do território sul-coreano.
A solução criativa e ao mesmo de muita visibilidade foi apostar em algo muito mais simples que muros ou o fechamento definitivo da ponte, que eram as ideias do governo. A Samsung Seguros instalou luzes com sensores que acendiam conforme os passantes caminhavam pela ponte e mostravam frases inspiradoras e motivadoras, como "Vá ver as pessoas de quem você sente saudades", "Os melhores momentos da sua vida ainda estão por vir" e "Como você gostaria de ser lembrado?". As mensagens foram criadas em parceria com psicólogos e ativistas de prevenção ao suicídio.

A agência que assina o trabalho é a Cheil Worldwide, que levou o Leão de Titânio em Cannes este ano. A campanha que teve início em dezembro de 2012 já teve eficácia garantida: a taxa de suicídios desde então já caiu 85%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário