quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Sem canibalismo, só complementação



Aproveitando o ensejo (o crescimento exponencial da venda de tablets no Brasil, que falamos na última segunda-feira), hoje vamos falar sobre como o meio revista e o meio tablet se complementam.

A PPA, uma revista especializada no setor, realizou uma pesquisa para provar que as edições publicadas no tablet não canibalizam as edições impressas, como muita gente pensa. A realidade é que elas tem uma relação muito estreita.


A Brand Republic fez um artigo sobre o assunto que você pode ler na íntegra clicando aqui.

Abaixo, um resumo do assunto em português, confira. 


O estudo identificou  uma relação positiva entre os leitores de publicação impressa e de tablets, mostrando que 96% dos usuários de tablets afirmaram, no ano anterior, terem lido uma revista impressa. A média nacional está na casa dos 80% atualmente, e esse número só tende a crescer.

Marius Cloete, o diretor da pesquisa, afirma que estudos sugerem que as edições digitais estão revigorando o apetite dos leitores para o consumo da mídia revista: “Isso desfaz o mito de que os usuários de tablet estão abandonando o impresso em favor do digital. As duas plataformas parecem estar trabalhando em conjunto para expandir consumidores”, aponta.

Os leitores são sensíveis em relação às revistas, constroem um verdadeiro relacionamento com elas, e por isso, querem ambos os formatos, digital e impresso.

Uma análise paralela   destacou que a gama de oportunidades disponíveis para editores e anunciantes está numa maré super positiva e crescente: os níveis de recall são muito similares nas 2 plataformas, 53% no meio impresso e 56% no tablet.
Isso é uma ótima notícia para anunciantes, já que a oportunidade de se engajar com o conteúdo das revistas está em franco crescimento.

Os donos de tablet são mais propensos a ter lido ou comprado revistas impressas nos últimos três meses do que a média nacional, desfazendo o mito de que os a revista impressa está perdendo espaço para a digital. As duas plataformas estão trabalhando em conjunto. Como o tablet permite outro nível de envolvimento, a publicidade na plataforma melhora ainda mais o desempenho do impresso, gerando maior interação com a marca.

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