Uma pesquisa recente da Nielsen sobre hábitos de consumo, "Foto Atualizada da População Brasileira", que monitora os hábitos de compra espontâneos das famílias do país, mostra que, comparado a alimentos e higienes, cerveja tem o mais alto índice de fidelização do país.
Mas o estudo pesquisou um universo de 45 milhões de domicílios ou 164 milhões de indivíduos, em todas as regiões e concluiu muito mais que isso, como por exemplo, que, 78% das mulheres decisoras e responsáveis pelos lares no Brasil têm mais de 30 anos de idade. Isso também quer dizer que a estrutura familiar está cada vez menor- em média 3 pessoas por residência em áreas urbanas. Também foi constatado que apesar de apenas 39% dos lares brasileiros contarem com crianças de até 12 anos, o ticket médio deles é 9% superior quando comparado àqueles que não possuem crianças.
“Entender o brasileiro, seu perfil e necessidades é uma tarefa complexa, dada a pluralidade social, econômica e cultural, mas é fator essencial para vencer no atual cenário competitivo”, pontua Jefferson Silva, gerente de Homescan da Nielsen.
De fato, é fundamental entender as razões de compra, como as informações chegam até os consumidores e como ele se comporta diante de certas situações. Desse estudo foi possível entender que boa parte dos consumidores brasileiros sabe exatamente o que busca e, por isso, se tornou multicanal, ou seja, realiza suas compras em mais de um ponto de venda. Dentre os consumidores de higiene e beleza, por exemplo, 97% compram em mais de um canal, sendo que 55% deles em três canais diferentes e 16% em mais de quatro locais. Por este comportamento multicanal, 30% deles mudam de loja caso não achem o que procuram. Já entre os consumidores de cerveja, os que se mostraram mais ativos entre todos os compradores pesquisados, 35% deles trocam de loja se não encontram a marca que procuram. Com bebidas não alcóolicas, apenas 21% fazem o mesmo.
Veja na tabela abaixo o que o consumidor faz quando vai ao supermercado em busca de um produto específico e não o encontra. Enquanto com produtos de limpeza, 75% dos consumidores simplesmente trocariam de marca ao não encontrar a preferida, quando o assunto é breja, essa taxa é de 60%, a menor entre os produtos pesquisados:
Troca de marca (%) | Troca de categoria (%) | Troca de loja (%) | Desiste da compra (%) | |
---|---|---|---|---|
Limpeza | 75 | 1 | 23 | 2 |
Higiene e beleza | 66 | 2 | 30 | 2 |
Bebida não-alcóolica | 74 | 2 | 21 | 3 |
Cerveja | 60 | 2 | 35 | 4 |
Mercearia (salgados) | 81 | 3 | 14 | 3 |
Mercearia (doces) | 77 | 2 | 18 | 3 |
Cesta básica | 73 | 2 | 23 | 2 |
Perecíveis | 70 | 2 | 23 | 5 |
Os resultados indicam ainda que, apesar do crescimento da classe média brasileira nos últimos anos, a concentração de renda ainda faz com que apenas 20% da população mais rica concentre 64% da renda. Grande parte dos brasileiros - em 46% dos lares - considera o preço decisivo na hora da compra no supermercado, que é estritamente planejada.
Por outro lado, com mais brasileiros ganhando melhor, serviços antes considerados "de luxo" estão ganhando espaço. 40% dos domicílios já tem TV por assinatura, 50% têm internet paga em casa e outros 47% estão cobertos por planos de saúde particulares.
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