quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Foto Atualizada da População Brasileira

Existe tanta marca no mercado, tanto produto nas prateleiras, tanta oferta, tanto lançamento que ler uma notícia dessas é a prova de que fidelizar um consumidor é mesmo tarefa muito mais árdua que conseguir novos compradores.


Uma pesquisa recente da Nielsen sobre hábitos de consumo, "Foto Atualizada da População Brasileira", que monitora os hábitos de compra espontâneos das famílias do país, mostra que, comparado a alimentos e higienes, cerveja tem o mais alto índice de fidelização do país. 

Mas o estudo pesquisou um universo de 45 milhões de domicílios ou 164 milhões de indivíduos, em todas as regiões e concluiu muito mais que isso, como por exemplo, que, 78% das mulheres decisoras e responsáveis pelos lares no Brasil têm mais de 30 anos de idade. Isso também quer dizer que a estrutura familiar está cada vez menor- em média 3 pessoas por residência em áreas urbanas. Também foi constatado que apesar de apenas 39% dos lares brasileiros contarem com crianças de até 12 anos, o ticket médio deles é 9% superior quando comparado àqueles que não possuem crianças. 

Entender o brasileiro, seu perfil e necessidades é uma tarefa complexa, dada a pluralidade social, econômica e cultural, mas é fator essencial para vencer no atual cenário competitivo”, pontua Jefferson Silva, gerente de Homescan da Nielsen.
De fato, é fundamental entender as razões de compra, como as informações chegam até os consumidores e como ele se comporta diante de certas situações. Desse estudo foi possível entender que boa parte dos consumidores brasileiros sabe exatamente o que busca e, por isso, se tornou multicanal, ou seja, realiza suas compras em mais de um ponto de venda. Dentre os consumidores de higiene e beleza, por exemplo, 97% compram em mais de um canal, sendo que 55% deles em três canais diferentes e 16% em mais de quatro locais. Por este comportamento multicanal, 30% deles mudam de loja caso não achem o que procuram. Já entre os consumidores de cerveja, os que se mostraram mais ativos entre todos os compradores pesquisados, 35% deles trocam de loja se não encontram a marca que procuram. Com bebidas não alcóolicas, apenas 21% fazem o mesmo.

Veja na tabela abaixo o que o consumidor faz quando vai ao supermercado em busca de um produto específico e não o encontra. Enquanto com produtos de limpeza, 75% dos consumidores simplesmente trocariam de marca ao não encontrar a preferida, quando o assunto é breja, essa taxa é de 60%, a menor entre os produtos pesquisados:
 Troca de marca (%)Troca de categoria (%)Troca de loja (%)Desiste da compra (%)
Limpeza751232
Higiene e beleza662302
Bebida não-alcóolica742213
Cerveja602354
Mercearia (salgados)813143
Mercearia (doces)772183
Cesta básica732232
Perecíveis702235
Os resultados indicam ainda que, apesar do crescimento da classe média brasileira nos últimos anos, a concentração de renda ainda faz com que apenas 20% da população mais rica concentre 64% da renda. Grande parte dos brasileiros - em 46% dos lares - considera o preço decisivo na hora da compra no supermercado, que é estritamente planejada. 
Por outro lado, com mais brasileiros ganhando melhor, serviços antes considerados "de luxo" estão ganhando espaço. 40% dos domicílios já tem TV por assinatura, 50% têm internet paga em casa e outros 47% estão cobertos por planos de saúde particulares. 

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