terça-feira, 24 de maio de 2011

Aprendendo a assobiar e chupar cana

Muita gente não consegue conversar e ver TV ao mesmo tempo. Tem outros que não sabem ler e ouvir música ao mesmo tempo. E tem gente que não consegue digitar e falar ao telefone. Mas os hábitos estão mudando. Ainda bem.

As redes sociais são parte integrante de muitos momentos do dia a dia dos internautas. E aquele velho e delicioso hábito de ver TV continua em voga. É possível fazer as duas coisas ao mesmo tempo?
Eu diria que mais que possível, é fundamental.

A velocidade da informação ultrapassa o poder de síntese do ser humano. E nos obriga a ficar ligados/ conectados em tudo que é possível.

O Ibope/ Nielsen resolveu avaliar esse novos comportamentos e descobriu que 76% dos adultos (de um universo de 73,9 milhões pesquisados) ficam ligados na telinha enquanto navegam na internet, e 54% deles garante que posta mensagens no twitter, no Facebook e em outras redes sociais, ou seja, esses 2 hábitos estão intimamente interligados. Esse é um costume que só mudou de endereço, pois comentar os programas e cenas de TV sempre fez parte da cultura do brasileiro, só que antes isso ficava restrito à sala de casa, ao ambiente de trabalho... e hoje, com a expansão das redes sociais, as trocas são muito rápidas e geram muito mais polêmica, pois são mais e diferentes opiniões geradas sobre o mesmo assunto.

A pesquisa avaliou as mensagens postadas durante diferentes programas. Ficou clara a nova maneira como os brasileiros vem consumindo o conteúdo exibido na mídia tradicional: eles também compartilham a informação em tempo real. Os comments aumentam conforme a importância do que está passando na telinha, como uma final de campeonato, capítulos bombásticos de novelas, eliminações de reality shows...

Um usuário que ficou famoso pelos seus comentários ácidos sobre o mundo das celebridades no twitter é o Hugo Gloss. Começou como Christian Pior, aproveitando o embalo do personagem criado pelo Evandro Santo no Pânico na TV e hoje é nada mais nada menos que redator do Caldeirão do Huck.
Olhaí alguns comments do Gloss durante a programação noturna da TV, do #SBT ao #CQC.



Provar que a TV pauta os assuntos das redes sociais é muito simples. Acesse agora o seu twitter e veja quais são os TTsBR (trending topics nacionais). É bem provável que quase metade deles seja referente a programas televisivos ou assuntos que vem sendo explorados largamente na TV. Veja os TTsBr do meu twitter neste momento: O Antonio Banderas está na Ana Maria Braga, temos 4 TTs sobre o assunto.




“Isso mostra que a ideia de que a web anularia a TV não tem o menos fundamento. A internet acaba oferecendo uma vida longa à TV”, analisa Fabia Juliasz, do Ibope.

O estudo ainda trouxe uma informação muito relevante para os anunciantes, a convergência de mídias é diretamente proporcional à renda dos indivíduos. Quanto mais o acesso a computadores, smartphones, tablets e outros meios, maior é a chance de ele ficar conectado, postando, postando, postando.

E essa pesquisa ainda revelou outro dado super legal sobre o poder de repercussão das mensagens dos brazucas: 62% geram repercussão, seja através de comments, retweets ou novos posts. Uma faca de 2 gumes, com certeza. Qualquer opinião, boa ou ruim, será propagada numa velocidade absurda.

Da TV para a web, da web para a TV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário