quarta-feira, 13 de abril de 2011

Walter Longo

Esta foi a última e a melhor das palestras oferecidas. Walter Longo, pra quem ainda não sabe, é mentor de mentor de Estratégia e Inovação do grupo Newcomm e ficou famoso com o grande público ao lado de Roberto Justus, no Aprendiz, descascando os participantes mais fracos.

O tema de sua palestra foi O Profissional do Futuro e as Novas Formas de Comunicação. E ele apresentou, brilhantemente, que o volume e a velocidade das informações exige algo mais de nós: a exteligência.

"Depois de experimentar a sensação de saber o que quer, na hora e na profundidade que se quer, o cérebro humano nunca mais volta ao tamanho natural."

A exteligência é a cultura acumulada que nos cerca com acesso imediato: Busca externa + raciocínio interno + legado cultural.
Hoje a comunicação é rápida, flexiva, interativa, dinâmica e caótica. 

Assista o vídeo abaixo e diga quantas vezes os jogadores de branco passam a bola...

Conseguiu ver tudo que foi mostrado ao mesmo tempo? É exatamente assim que o nosso cérebro vê o movimento atual da informação. 

É hora de mudar nossa forma de pensar comunicação. Hora de entregar eficiência através de aspiração, lealdade e envolvimento, atingindo a verdadeira sinergia com o cliente.

É também hora de criar uma organização que aprenda, desaprenda e reaprenda mais rápido que a concorrência, e que saiba utilizar de maneira direcionada formas de envolver seu consumidor, como veremos abaixo.

O conceito MVV ("M" de Madison Avenue, rua onde se concentram as principais agências em Nova York; "V" de Vine Street, endereço dos grandes estúdios de TV e cinema em Hollywood; e "V" de Silicon Valley (Vale do Silício), o berço da tecnologia de internet) explica que a partir de uma idéia, pura e sem paradigmas, cria-se uma campanha tendo como base esse tripé: Publicidade, entretenimento e interatividade.

Um exemplo de interação é o site da Ray Ban, que quebra as barreiras entre o digital e a mídia impressa, veja só.

A tecnologia está possibilitando muito mais que uma revolução digital, possibilita uma verdadeira revolução no nosso cérebro. É a era da interdependência, da transmídia, onde é preciso derrubar barreiras e utilizar diversas plataformas de comunicação.

A saber:
Transmídia é a criação de inúmeras ferramentas de acesso e a geração de novos focos de interesse, que são os atuais movimentos da indústria de entretenimento e publicidade. Tudo pensado em termos estratégicos: abordar conteúdos em diversas mídias, gerar interação e envolvimento, impactar o maior número de pessoas das mais variadas formas e, com isso, obter o maior lucro possível.

Visto isso, até dá pra entender que o cliente não sabe o que quer... porque não sabe o que pode querer. A subserviência até facilita a relação inicial, mas inviabiliza sua continuidade. Hoje a concorrência não é entre empresas, mas entre modelos de negócios.
O que você pode oferecer para seu cliente? Onde ele pode chegar? Qual é o limite, se é que ele existe?

Um dos modelos de negócio mais bem sucedidos hoje é o Sistema Colaborativo, como a Wikipedia, onde todos podem falar um pouco sobre algum assunto que tenham domínio.
Existem inumeros sistemas colaborativos de logomarcas, publicidade, fotos, interesses, música, artes e muito mais.

Um dos mais famosos sistemas colaborativos do mundo é o Itunes. São mais de 300 mil aplicativos e 1,2 bilhões de acessos por dia.

Já falamos do futuro da comunicação, agora um pouco sobre o profissional do futuro. Ele é nexialista (termo usado pela 1ª vez na década de 50, no livro "Voyage of the Space Beagle”, de A. E. Van Vogt), ou seja, diferencia-se dos generalistas e dos especialistas por sua maneira de observar, apreender, refletir e concluir. Dono de interesse variado e incansável curiosidade, o nexialista atua como um roteador estratégico na solução de problemas.

O nexialista não aceita o que é normatizado e padronizado e no “por quê?” seu mantra cotidiano. Duvida de tudo o que os outros tem certeza, e tem certeza absoluta de que a solução de qualquer problema não está em receitas prontas, mas em uma abordagem taylor made (sob medida) e sinérgica de múltiplos ingredientes.
É uma pessoa multidisciplinar, com uma visão gestáltica e abrangente, que vai fundo naquilo que faz sentido para resolver o problema.

Resumindo: O profissional nexialista não sabe a resposta para todas as perguntas, mas sabe onde olhar para buscá-las.

E o profissional do futuro tem a compreensão correta do suficientemente bom e sabe valorizar uma boa ideia, pois a busca pela perfeição pode nos impedir de sermos suficientemente bons.

Lição de casa, para pensar, repensar e pensar de novo:
1) Tamanho NÃO é documento
2) O Cliente NÃO tem sempre razão
3) Seu negócio NÃO é o que você pensa
4) O futuro NÃO é dos especialistas
5) O ótimo NÃO é inimigo do bom

Momento #FICAADICA
* Sem curiosidade não há salvação!
* É preciso correr para não sair do lugar
* Antes os profissionais de comunicação falavam com as pessoas, hoje elas falam entre si
* Acontece tudo ao mesmo tempo e em todos os lugares
* Hora de rever conceitos e quebrar paradigmas
* É preciso crer para ver
* Massificação - segmentação - personalização
* Periodicidade - perenidade - sincronicidade
* Segregação - aproximação - integração
* Cabeça de hiperlink
* Conceito do Good enough

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