quinta-feira, 23 de maio de 2013

As 100 marcas mais valiosas do mundo

O estudo Brandz Top 100 Most Valuable Global Brands, encomendado pelo grupo de marketing e publicidade WPP e produzido pela Millward Brown Optimor, apresenta há 8 anos as marcas mais valiosas do mundo. O objetivo é avaliar quanto uma marca vale para o mercado utilizando como critérios a avaliação de potenciais compradores e atuais consumidores mais dados financeiros. Neste ano a amostra de consumidores no mundo chegou a 2 milhões de pessoas. Dá pra ter uma boa base da realidade, não é?

A All Mighty Apple manteve o 1º lugar no ranking das marcas mais valiosas valendo USD 185 bilhões, mesmo tendo apresentado crescimento de míseros 1% em relação ao ano anterior. Em compensação, sua maior concorrente, a Samsung, subiu 25 posições e 51% para conquistar o 30º lugar da lista com valor de mercado de USD 21 bilhões.


Outra marca que merece comentário é o Facebook. Em 2102 a rede ocupava o 19º lugar, mas a queda de 36% a levou ao 31º degrau, valendo USD 21,2 bilhões.

Também é importante falar um pouco do Google, que é o candidato mais competente a roubar o 1º lugar da Apple nos próximos anos, já que vem revertendo um cenário de queda (acreditamos no seu poder de recuperação diante de tanto otimismo). Em relação ao ano passado o Google cresceu 5% e foi estimado em USD 114 bilhões. A IBM ocupa o 3º lugar do ranking e a Microsoft, outra representante dos gigantes da tecnologia, amarga uma mera 7ª posição.


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Neste ano, mais uma vez, ficaram de fora as marcas brasileiras Bradesco e Itaú, que apareceram no ranking pela última vez em 2011. Outra surpresa desagradável foi a ausência da Petrobrás, que carregava a bandeira da marca mais valiosa entre todas as marcas da América Latina, galgando um 75º lugar em 2012 entre as globais. Este ano ela ficou em 4º lugar no continente, mas em contrapartida a Skol subiu como a marca brasileira de maior valor e Bradesco, Itaú e Claro aparecem entre as 10 mais da AL.

De acordo com Valkiria Garré, Diretora Executiva da Millward Brown no Brasil, a queda da Petrobras é explicada pela politica do governo de segurar o preço dos combustíveis como forma de deter a inflaçao. Por outro lado, “políticas governamentais para criar empregos e estimular consumo impulsionaram vendas em categorias de consumo como alimentos, cervejas e varejo. A marca brasileira mais valiosa – Skol – cresceu 39% em valor de marca, por exemplo”.

Por enquanto tá explicado, mas com a inflação beirando o descontrole, quem sabe em que colocação as marcas brasileiras aparecerão em 2014?

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