segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Marcas regionais turbinadas na onda 3.0

O assunto do momento é o tal do marketing 3.0. Aquela espécie de mkt que toca o consumidor lá no fundo do coração, da mente e até da alma. Aquele mkt que tem como centro do universo os valores dos seres pensantes.

Aparentemente as versões anteriores, 1.0 e 2.0, só fizeram mesmo foi concluir que o consumidor precisa ser pesquisado, compreendido e conquistado.

Foi se o tempo em que algum lançamento de produto era embasado somente em comunicação. Hoje o consumidor precisa ter envolvimento nesse processo. Ele é o topo da pirâmide.

E quem melhor que uma marca regional, como foi dito no post anterior, para estar tão próximo do seu consumidor? Elas já tem atuação forte e valores reconhecidos nos seus mercados. Elas geram emprego, movimentam capital e provocam orgulho. Elas conhecem seu consumidor e participam ativamente da cultura local...
Elas são mais aceitas que as marcas nacionais, então esse é o ponto chave a que elas tem que se agarrar com força.

Esse conceito de valorização regional está tão presente no mercado que marcas nacionais como a Nestlé vem atuando de forma bem direcionada: São João 2010 foi escolhido para o lançamento do biscoito recheado Canjica (nada mais apropriado, já que esse é um prato típico da região).

O mkt 3.0 é orientado para o consumidor, com a missão de apresentar a este personagem a marca de uma maneira diferente, com valores e visões que se preocupem em oferecer soluções para os problemas da sociedade. É uma comunicação H2H (hearth to hearth).

Recentemente o Grupo Nordeste fez uma campanha em comemoração aos 40 anos de empresa, intitulada “O bem faz bem”, utilizando um VT institucional e marketing digital- muitas mídias sociais. Dessa maneira a empresa conseguiu interagir com o público gerando sem dúvida um excelente recall. Muitos se lembrarão da marca com uma valor muito maior, mais sentimental.

O marketing 3.0 quando bem direcionado, é a certeza que a marca vai tocar o coração do consumidor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário